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Teoria Literária do Galope
à Beira Mar
O
galope à beira-mar foi criado pelo repentista cearense José Pretinho. Conta-se
que ele, após perder um duelo em martelo agalopado, foi retirar-se à beira-mar,
e ali, vendo e ouvindo o marulho das águas, imaginou o som de um galope. E fez os versos
de onze sílabas (hendecassílabos), com a mesma estrutura de décima (estrofe de
dez versos). Manteve o esquema rímico ABBAACCDDC usual no martelo agalopado.
Assim, o
Galope à beira mar é uma décima, cujos versos são hendecassílabos, ou seja,
versos que têm 11 sílabas poéticas. Muito praticado no Nordeste do Brasil. No
Galope à beira mar, as tônicas ficam nas posições 2, 5, 8 e 11 e produzem o som
(ta-tá) (ta-ta-tá) (ta-ta-tá) (ta-ta-tá). As rimas do Galope à beira mar são:
ABBAACCDDC.
Obs.
O Galope à beira mar deve terminar sempre com a palavra mar ou com o termo
Galope à beira mar.
Voz
do poeta
Os
versos cantados, mensagens de amor, - (A)
Transmitem
as dores, algozes do peito – (B)
E
deixam prostrados, sem clima e sem jeito, – (B)
Quem
busca o consolo e a ilusão de supor – (A)
Que
a vida é mais bela na voz de um cantor. – (A)
A
voz de um poeta, perdido ao luar – (C)
É
um grito da alma... O poder de falar – (C)
Da
angústia, dos medos, dos males, da vida – (D)
Da
sorte distante, esperança perdida, – (D)
Das
lágrimas quentes, salgadas qual mar. – (C)
Carlos
Alberto Fiore - Limeira/SP
Detalhes
Exemplo
de um verso hendecassílado = verso com 11 sílabas poéticas:
Os/
ver/sos/ can/ ta / dos,/ men/ as / gens/ de a/mor
1 2
3 4 5
6 7 8
9 10 11
As
sílabas tônicas grifadas (2, 5, 8 e 11) seguem em todos os versos.
Rimas:
A
(Amor, Supor, Cantor) – B (Peito, Jeito).
C
(Luar, Falar, Mar) – D(Vida, Perdida).
Fontes
para pesquisa e estudos
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